Imperdível TODOS livros de J.R.R. Tolkien como: Contos Inacabados | Silmarillion | O Hobbit | Mestre Gil de Ham | As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias | Cartas do Pai Natal (Papai Noel) | As Cartas de Tolkien | Sobre Histórias de Fadas | Linguagem Quenya e Tengwar
John Ronald Reuel Tolkien CBE (Bloemfontein, 3 de Janeiro de 1892 — Bournemouth, 2 de Setembro de 1973) foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico.
Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu \"mundo secundário\" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.
Contos Inacabados
Publicado postumamente por seu filho Christopher em 1980, traz outras facetas da mitologia criada por Tolkien. É dividido em três partes, correspondendo a cada uma das eras da Terra Média. Por ser uma obra inacabada, muitos dos contos terminam de forma abrupta, ou têm dois finais, mostrando ao leitor como se dava o processo criativo do escritor. O livro conta com notas feitas por seu filho, um mapa da Terra Média (que também está na edição do "Senhor dos anéis"), um mapa da ilha de Númenor e índice onomástico.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 484 KB
- Créditos: Não informado
- Formato:

O Silmarillion
O Silmarillion, publicado depois da morte de Tolkien, é uma reunião das histórias e mitos que antecedem os fatos narrados em O Senhor dos Anéis. Conta a criação do mundo e os conflitos da Primeira Era, quando os Elfos declararam guerra a Morgoth, o Senhor das Trevas, para recuperar as Silmarils, três jóias luminosas de grande poder.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 854 KB
- Créditos: Não informado
- Formato:

O Hobbit
“Num buraco no chão vivia um hobbit”. Com essa frase, escrita em 1937, J.R.R. Tolkien mudou a ficção. Foi o início de um novo tipo de fantasia, de histórias longas e complexas sobre mundos distantes, sem as quais dificilmente teria existido os jogos RPG ou filmes como “Guerra nas Estrelas”. “O Hobbit” é a obra que antecede a saga conhecida como “O Senhor dos Anéis”, composta de 3 livros. Neles desfilam dragões, trolls, orcs e bravos guerreiros, mas nada que se compare aos pequenos hobbits, seres do tamanho de crianças, que ficam sentados em frente a suas lareiras, esquentando seus corpos peludos. Geralmente pouco aventureiros, os hobbits não gostam de viagens ou estranhos, mas um deles, chamado Bilbo, quebra essa regra após partir na companhia de um mago em busca do tesouro roubado dos anões pelo dragão Smaug.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 5316 KB
- Créditos: Não informado
- Formato:

Mestre Gil de Ham
Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna. Esta edição inclui o texto publicado pela primeira vez em 1949, com as ilustrações originais de Pauline Baynes, as quais Tolkien considerava um acompanhamento perfeito para a história. Também inclui, publicadas pela primeira vez, a mais antiga versão escrita da história e as anotações de Tolkien para uma possível continuação. Como O Hobbit e Roverandom, Mestre Gil de Ham foi criado por J. R. R. Tolkien, inicialmente, para entreter seus filhos, mas a história cresceu e se tornou mais sofisticada. Sua versão final é indicada para leitores de todas as idades que apreciem uma boa história, relatada com imaginação e bom-humor.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 1289 KB
- Créditos: Não informado
- Formato:

As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias
Era uma vez um inocente boneco de casaco azul e botas amarelas, que pertencia a um menino inglês chamado Michael. O pai desse garoto era um professor muito criativo, que costumava inventar histórias para divertir os filhos. Um belo dia ele resolveu incluir o simpático bonequinho em uma daquelas histórias, que depois ele transformou em um poema. O ano era 1933, o pai do menino se chamava John Ronald Reuel Tolkien, e o nome do boneco era Tom Bombadil. Assim começa a história do maior mistério de toda a extensa obra de Tolkien. O poema “As Aventuras de Tom Bombadil”, publicado pela primeira vez em 1934, introduziu, além do próprio Tom, Fruta d’Ouro, o Velho Salgueiro Homem e as Criaturas Tumulares. Anos depois, quando começou a escrever o Senhor dos Anéis como uma continuação para o Hobbit, inclusive mantendo o mesmo estilo leve e divertido, Tolkien decidiu inserir o velho Tom em seu novo livro. Essa tarefa se mostrou bastante fácil, uma vez que o personagem já estava pronto. Só foi preciso trocar a pena de pavão que ele usava no chapéu por uma pena de cisne. Afinal, não havia pavões na Terra-média!
Contém:
As Aventuras de Tom Bombadil
O Ferreiro de Wootton Major
Mestre Giles de Ham
A Folha de Niggle
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 367 KB
- Créditos: Não informado
- Formato:

Cartas do Pai Natal (Papai Noel)
Em cada Dezembro, os filhos de J. R. R. Tolkien recebiam um envelope com um selo do Pólo Norte. Lá dentro, estava uma carta numa estranha letra aracnóide e um desenho belamente colorido. As cartas eram do Pai Natal.
Elas contavam maravilhosas histórias da vida no Pólo Norte: desde a forma como o Pai Natal preparava os brinquedos às travessuras com que o seu Urso Polar o atrasava, desde os amigos que frequentavam a sua casa (Bonecos de Neve, Elfos, Ursos das Cavernas e um Homem da Lua) até às batalhas com os maléficos duendes que ameaçavam a saída do mais famoso trenó.
Por vezes também o Urso Polar rabiscava alguma nota, ou então era o Elfo Ilbereth que escrevia na sua elegante letra floreada, acrescentando ainda mais vida e humor às histórias.
Este volume reúne as cartas e os desenhos com que a imaginação de Tolkien fecundou a dos filhos. Nenhum leitor, criança ou adulto, deixará de ficar encantado com a inventividade e a «autenticidade» destas Cartas do Pai Natal.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 30mb
- Créditos: Não informado
- Formato:

As Cartas de Tolkien
Finalmente chegou em lingua portuguesa um dos livros mais importantes para quem quer entender mais sobre a obra e a vida de um dos mais influentes autores do século XX. Com essa coletânea de cartas podemos destrinchar pontos muitas vezes obscuros no Senhor dos Anéis ou no Silmarillion e ver a interpretação da obra feita pelo próprio autor. Essa edição é relmente primorosa, tanto pela tradução, quanto no esmero no layout interno e na capa, além de contar com um ótimo Índice Remissivo que permite encontrar facilmente os diversos assuntos abordados no livro. Indispensável para todos os fãs de Tolkien!
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 1427kb
- Créditos: Não informado
- Formato:

Sobre Histórias de Fadas
J.R.R. Tolkien criou um mundo de elfos e dragões, magos e orcs, a Terra Média. Lingüista excepcional, criou inclusive um idioma, o élfico. É espantoso imaginar de onde Tolkien tirou inspiração para um universo tão complexo e encantador. É o que o leitor pode aprender em Sobre Histórias de Fadas. O livro é composto por um ensaio, ´´Sobre Histórias de Fadas´´, e um conto, ´´Folha por Niggle´´. O ensaio, essencial para quem quer compreender as influências e técnicas que Tolkien utilizaria em O Senhor dos Anéis, é baseado numa conferência de 1939. Tolkien procura as bases para o ´´conto de fadas´´, das adaptações infantis de Perrault e dos irmãos Grimm até os mitos nórdicos do Edda. O escritor usa seu conhecimento acadêmico para demonstrar que as histórias sobre fadas têm um caráter mágico e mítico. Tolkien analisa a nossa relação com o ´´Belo Reino´´, e demonstra como as histórias sobre fadas dizem não somente sobre um mundo fantástico, mas também sobre a nossa própria realidade. ´´Folha por Niggle´´, conto publicado originalmente em 1945, serve de exemplo para o ensaio, e conta a história de um pintor mesquinho que sempre é atrapalhado pelos seus vizinhos enquanto tenta terminar seu quadro - uma árvore no meio de uma floresta. Numa alegoria da redenção, Niggle passa maus bocados na mão de uma instituição obscura, para mais tarde descobrir como deve ser a verdadeira floresta que deveria pintar.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 250kb
- Créditos: Não informado
- Formato:

Linguagem Quenya
O quenya ou alto-élfico é o idioma mais importante do ramo Amanya da família de idiomas élficos. Em Aman havia dois dialetos de quenya: vanyarin e noldorin. Por razões históricas, apenas o último foi usado na Terra-média. O único outro idioma Eldarin falado em Aman, o telerin, também poderia ser considerado um dialeto do quenya, mas geralmente era sustentado que ele era um idioma separado.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 30kb
- Créditos: Não informado
- Formato:

Linguagem Tengwar
As Tengwar (\"consoantes\", em Quenya) são caracteres criados por Fëanor, na mitologia de Tolkien. As Tengwar eram o \"alfabeto rúnico\" dos elfos. Cada Tengwa (singular de Tengwar) denota um fonema. O alfabeto consiste de vários símbolos, que representam nossas consoantes. As nossas vogais são representadas por meio de diacríticos (as Tehtar), \"acentos\", colocados em cima das Tengwar, formando sílabas.
DADOS DO E-BOOK
OPÇÕES DE DOWNLOAD
- Gênero: Juvenil
- Tamanho do Arquivo: 30kb
- Créditos: Não informado
- Formato:





















3 comentários:
Oi, os links expiraram, uma pena.
Todos os links estão expirados, atualizem!
Atualizem os links, estão expirados! Seria uma ótima coleção se os arquivos estivessem disponíveis.
Postar um comentário